quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Ore pela TURQUIA!!!

TURQUIA
Visão Geral
Região: Oeste da Ásia
Líder: Fundador Kemal Atatürk, Presidente Abdullah Gül, Primeiro-ministro Recep Tayyip Erdoğan, Presidente do Parlamento Cemil Çiçek, Presidente do Tribunal Constitucional Haşim Kılıç
População: 72.561.312 hab. 
Governo: República Parlamentarista
Religiões:
Islamismo  96,1%
Ateus 0,9%
Agnósticos 2,3%
Outros 0,1%
Cristianismo 0,6%
Cristãos evangélicos 0,03%

A Turquia é um país euro-asiático que ocupa toda a península da Anatólia, no extremo ocidental da Ásia, e se estende pela Trácia Oriental (também conhecida como Rumélia), no sudeste da Europa. É um dos seis estados independentes cuja população é maioritariamente turca. A maior cidade do país e da Europa, Istambul (anteriormente chamada Bizâncio, depois Constantinopla), encontra-se entre a Trácia e a Anatólia, dividida ao meio pelo Estreito do Bósforo. É a única cidade do mundo situada em dois continentes. O país tem relações estreitas com o Ocidente, nomeadamente através da sua presença em organizações como o Conselho da Europa, OTAN, OCDE, OSCE e G20.
A Turquia é um estado secular, sem religião oficial; a constituição consagra a liberdade religiosa e de consciência, Porém na Turquia o evangelismo é restrito.

(Texto escrito a partir de informações extraídas do site pt.wikipedia.org)

2 comentários: