1/Setembro
A Festa de Tabernáculos
Zacarias 14:16 até 19
“E se alguma das famílias da terra não subir a Jerusalém, para adorar o Rei, o Senhor dos exércitos, não cairá sobre ela a chuva...”(v.17)
Neste mês que nos preparamos para subir a Israel representando toda a família do Ministério Apostólico Restaurar na Festa de Tabernáculos você pode se perguntar “Porque devemos subir a Israel?” ou “Porque devemos celebrar a Festa de Tabernáculos?”. Por isso dedicamos esse estudo para explicar algumas das promessas que envolvem o território de Israel e a Festa de Tabernáculos.
O Senhor estabeleceu três festas por estatuto perpétuo, a festa da páscoa, a festa de pentecostes e a festa de tabernáculos (Lv. 23). Destas a principal é a festa de tabernáculos. As festas bíblicas estabelecidas por Deus tem o objetivo de levar o homem ao relacionamento com o seu criador (Dt.28:1,2) e isso traz bênçãos sobre a nossa vida.
A festa de tabernáculos acontece uma vez por ano e é celebrada durante sete dias (Dt. 16:13). Tabernáculos marca em Israel o fim da colheita.
Por ordem do Senhor todas as famílias da terra devem estar presentes e ninguém deve se apresentar de mãos vazias na festa de tabernáculos (Dt. 16:16).
Quando subimos a Israel para celebrarmos a festa de tabernáculos nosso objetivo é demonstrar alegria e gratidão ao Senhor pelas bênçãos que Ele já derramou sobre nossas vidas (Dt. 16:14). Também é o momento de nos prepararmos para receber a benção de Deus para o futuro (Dt. 16:15) crendo que o melhor de Deus ainda está por vir.
Outro objetivo da festa de tabernáculos é relembrar ao povo o tempo em que esteve no deserto e que habitava em cabanas, afinal a festa de tabernáculos é sucot e quer dizer cabanas, festa das cabanas.
Nesse tempo relembramos que o Senhor foi fiel durante toda a jornada do povo de Israel desde a libertação do Egito até a entrada na Terra Prometida. Precisamos relembrar que como povo de Deus somos frágeis e que devemos em todo o tempo e cada vez mais sermos totalmente dependentes Dele, pois no Senhor encontramos toda a colheita e provisão que necessitamos para vivermos uma vida abundante.
CELEBRE TABERNÁCULOS!!!
Agradeça pela sua colheita e se prepare para o melhor de Deus em sua vida!!!
Dica de Sucesso: Líder ao final do estudo desafie seus discípulos a se prepararem para celebrar a festa de tabernáculos com seus corações cheios de gratidão ao Senhor por tudo o que já colheram. ESTABELEÇA UM TEMPO DE ORAÇÃO POR ISRAEL.
2/Setembro
O maior inimigo de Israel
Êxodo 14:21 até 31 e 15:20 até 26
“...Afinal, chegaram a Mara; todavia, não puderam beber as águas de Mara, porque eram amargas; por isso, chamou-se-lhe Mara..." Ex.15:23
O povo tinha acabado de deixar o Egito. O povo já não era mais escravo, agora era um povo livre, com identidade, o povo de Deus, Israel. O Senhor tinha entregado a vitória nas mãos de Moisés e do povo. Faraó, seus carros e cavalheiros estavam afogados, mortos. Não existia mais perseguição. Um novo caminho se abria diante do povo. Era o caminho a ser seguido rumo a terra das promessas. A terra dos sonhos estava a distância de alguns dias. O povo estava feliz, Miriã e as mulheres festejavam com danças e tamborins. Então o povo caminhou por três dias no deserto e não encontrou água.
Chegam até Mara e as fontes eram amargas. Qual o problema? Qual era a questão? A questão não era a água, não era o deserto, mas sim o interior do povo. O maior inimigo do povo de Deus não era faraó, pois este já estava destruído, mas o maior inimigo do povo estava dentro de cada homem e mulher e atendia pelo nome de MURMURAÇÃO. E este ainda hoje também é nosso maior inimigo. Muitas vezes a murmuração tem se instalado no nosso interior, contaminando o nosso coração e nos distanciando da promessa.
O que é MURMURAÇÃO???
É produzir som surdo, é falar a boca miúda, é criticar, é falar com intenção de denegrir.
O murmurador é aquele que critica o milagre que Deus faz, é aquele que critica o projeto de Deus. A murmuração vem da nossa carne, é a nossa essência do pecado, da maldade que existe em nós, então precisamos de libertação.
Qual é a relação entre a murmuração do povo e a amargura das águas?
É que amargura e murmuração caminham lado a lado, são irmãs. A murmuração é conseqüência da amargura. Só é murmurador aquele que tem o seu interior amargurado. Por isso o primeiro milagre foi tornar as águas amargas em doces para que ao entrassem no interior do povo acontecesse o segundo milagre, a libertação do povo do seu maior inimigo a murmuração.
Primeiro precisamos remover o amargo, para então ser derramado o doce, porque se derramarmos o doce sobre o amargo só iremos aumentar o amargo.
Ninguém recebe revelação debaixo de murmuração. Em Mara (v.25) o povo recebeu revelação depois que permitiu que Deus curasse o seu interior. A chave para a doçura das águas estava na árvore. Moisés lançou a árvore nas águas e elas se tornaram doces.
Em João 15:5 nós vemos que Jesus é a árvore da vida e sem Ele nada podemos fazer. A cura para a amargura e a libertação para a murmuração está em Jesus. Precisamos deixar Jesus entrar em nosso interior e nos curar, nos libertar. O que vencia o povo era a murmuração, pois o inimigo de dentro é pior que o de fora, pois não vemos o que está dentro. O projeto de Jesus não é melhorar ninguém, mas é transformar por completo.
Enquanto você murmurar, você irá mergulhar no problema, deixar de murmurar significa mergulhar na solução, significa ser curado, ser tratado por Jesus. Por isso precisamos passar por Mara e deixar Deus transformar nossas vidas retirando do nosso interior todo nível de amargura e murmuração.
Deus está removendo toda amargura e murmuração da sua vida!!!
Dica de Sucesso: Líder defina com seus discípulos qual a conquista que sua célula quer alcançar e comece a orar e clamar pela tomada deste território.
3/Setembro
O Guarda de Israel
Salmos 121
“...Elevo os meus olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra...”
Existem momentos em nossa vida onde as dificuldades são tantas que só o que nos resta é olhar ao longe e perguntar pra si mesmo: De onde me virá o socorro? Às vezes estamos tão abatidos que não temos forças pra nada, pois parece que Deus está dormindo e não atenta para nossas orações. Parece que nos momentos em que mais oramos e clamamos ao Senhor são justamente os momentos onde tudo sai ao contrário do que pedimos. No entanto, o Salmo 121 traz três certezas que precisamos tomar pose em nossas vidas para que possam se cumprir as seis promessas que também estão nesse texto. Deus é fiel, pois sempre que você crê, ou seja, aplica a sua certeza Nele, Ele mesmo irá te abençoar em medida dobrada.
CERTEZAS DO SALMO 121:
1.Certeza do socorro: O que é socorro??? É auxílio, benefício, apoio, ajuda, assistência, conforto, consolo, remédio. É uma atitude para fim de proteção. Precisamos tomar posse de que apesar da situação o socorro é certo, pode até estar demorando um pouco, mas o socorro vai chegar. O socorro chega para proteger.
2.Certeza que o socorro vem de Deus: O socorro vem de Deus, pois Ele é ninguém mais, ninguém menos que a nossa proteção. Deus é o maior interessado que estejamos seguros, pois Ele é Pai. Todo pai quer proteger seu filho.
3.Certeza de quem é Deus: Deus é o criador da terra e do céu. E não só isso, Deus é o criador de todas as coisas. Nada escapa ao controle de Deus. Por mais que a situação seja difícil precisamos crer que Deus tem o controle e que tudo vai se resolver.
PROMESSAS DO SALMO 121:
1.Os meus pés não irão vacilar: Quando eu tenho certeza do socorro de Deus meus pés não vacilam, não preciso me preocupar, pois não irei cair. Continuarei a andar na rota de Deus mesmo que a situação seja contrária.
2.Protegerá de todo o mal: Nenhum mal poderá me alcançar, pois o Senhor é o guarda de Israel, e a função do guarda é guardar.
3.Guardará a minha alma: Meus sentimentos e emoções, a minha alma estará protegida pelo Senhor. Eu não serei abalado, mas firme estarei na rocha que é Jesus.
4.Guardará a minha saída: Os lugares de onde eu sair estarão protegidos. Eu posso sair tranqüilo de qualquer lugar, pois terei a certeza de que quando voltar tudo estará em ordem.
5.Guardará a minha entrada: Os lugares onde eu entrar estarão protegidos. Não preciso temer lugar algum, pois onde eu entrar o Guarda de Israel entrará comigo.
6.Proteção imediata e por toda a eternidade: No Senhor sempre encontrarei proteção, pois Ele não dorme, mas está sempre atento as minhas necessidades.
Não importa qual seja a situação, mesmo se for grande demais ou difícil demais aos teus olhos, creia o Senhor é o Guarda de Israel que sempre vem em teu socorro.
O Senhor é quem te guarda!!!
Dica de Sucesso: Líder, ao final do estudo ore com seus discípulos declarando a proteção e a benção do Senhor sobre cada um.
4/Setembro
Sendo um com Israel
Salmos 122
“Orai pela paz de Jerusalém; prosperem aqueles que te amam...”(v.6)
Jerusalém é a casa do Senhor, escolhida pelo próprio Deus, nós devemos desejar pisar neste território, pois ela representa a morada de Deus na terra. Todas as vezes que somos chamados à presença, a casa do Senhor o nosso coração deve se encher de alegria, pois é o encontro do filho com o Pai. Ir à casa do Senhor é um momento de festa e celebração, é quando nos reunimos para adorar ao único que é digno de receber honra e louvor (v.1).
Esse ano mais uma vez os pés do Ministério Apostólico Restaurar profeticamente pisam nesta terra, estarão dentro de seus muros, e quando retornarem trarão sobre sua vida, discípulo de honra, toda unção e revelação sobrenatural que existe em Sião (v.2).
Sobre a sua cabeça será estabelecida a justiça de Deus. Pois Jerusalém é o lugar dos tronos da casa de Davi, ou seja, Jerusalém é a cidade da justiça, a justiça de Deus emana de Sião até nós. Aqueles que querem que a justiça de Deus seja estabelecida em sua vida precisam investir suas vidas em Israel (v.5).
O Senhor nos convoca a orar pela paz em Jerusalém, pois Israel sempre foi um território de guerras (v.6). Desde sempre a cidade de Jerusalém vivenciou guerras. Jerusalém já foi derrubada dezessete vezes e reconstruída dezoito vezes. A última guerra que Jerusalém vivenciou foi em 1967 a chamada “Guerra dos Seis Dias” onde durante seis dias Jerusalém foi bombardeada e guarda até hoje as marcas dessa batalha, ao final desses seis dias os judeus conseguiram reconquistar Jerusalém e até hoje a cidade está sob o domínio israelense, mas esse povo vive em constante alerta. É lindo poder ver na “Marcha das Nações” (essa é uma marcha dos cristãos de todas as nações do mundo que sobem a Jerusalém durante a festa de tabernáculos, é quando se ouve pelas ruas de Jerusalém a declaração de amor de todas as nações pela terra de Yeshua) o povo judeu se alegrando e sendo impactado pelo amor das nações, pois esse povo está cercado de inimigos, seus vizinhos (países que fazem fronteira com Israel) destilam ódio e intentam o mal permanentemente.
A promessa do Senhor é que todos quantos decidirem em seus corações amarem a Israel prosperará. Quem ama a Jerusalém e investe sua vida em oração pela paz desse território terá suas necessidades supridas, pois receberá sobre seu viver o manto profético e os céus abertos de Sião.
ORE PELA PAZ DE JERUSALÉM E PROSPERE SEM LIMITES!!!
Creia você está pisando profeticamente em Jerusalém!!!
Dica de Sucesso: Líder ao final do estudo leia junto e em voz alta com seus discípulos o texto do Salmo 122 e estabeleça em sua célula um relógio de oração pela paz de Israel durante a próxima semana. Serão 7 dias de oração ininterruptas pela paz de Jerusalém exatamente quando os nossos bispos estarão pisando na terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário