quarta-feira, 1 de agosto de 2012

ESTUDOS DE CÉLULA DO MÊS DE AGOSTO


1/Agosto
Vencendo os inimigos da Colheita – Vencendo a Lagarta
Joel 1:4
 O que ficou da lagarta, o gafanhoto o comeu, e o que ficou do gafanhoto, a locusta o comeu, e o que ficou da locusta, o pulgão o comeu..
            A bíblia nos relata quatro tipos de pragas: a lagarta, o gafanhoto, a locusta e o pulgão. O conceito oficial de praga é estabelecido pela FAO (Food and Agriculture Organization - Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) e simplificando um pouco praga é o surto de determinadas espécies nocivas ao desenvolvimento agrícola ou que destroem a propriedade humana. Portanto toda praga vem para roubar, matar e destruir (João 10:10) na medida em que despoja, extermina e arruína o que foi produzido pelo homem.
            Uma praga tem o poder devastador na vida de uma árvore. Eu e você somos árvores e por isso precisamos nos livrar das pragas que tentam penetrar em nossas vidas com o objetivo único de nos exterminar.  Para isso é preciso conhecer cada praga, bem como seu modo de atuação.
1ª PRAGA: Vencendo a Lagarta
            Na linguagem vulgar, chama-se lagarta ao primeiro estágio larval de alguns insetos, como por exemplo, as borboletas e mariposas. As lagartas têm o aspecto de vermes. Geralmente, as lagartas alimentam-se vorazmente e podem atingir tamanhos de mais de 10 cm. Algumas alimentam-se de folhas de plantas e podem constituir uma praga nas plantações. Outras desenvolvem-se dentro de frutos em maturação, os ovos são colocados dentro da flor onde a larva alimenta-se da camada mais externa da semente. Há no Brasil lagartas, denominadas taturanas assassinas, cujo veneno pode levar à morte. A lagarta trabalha atacando duas áreas importantíssimas em nossa vida, as folhas e as sementes. Ela ataca o remédio e a cura. Ela ataca o DNA, o crescimento e a multiplicação.
Em todo tempo as pragas vão promover doenças e as lagartas especificamente tem o objetivo de impedir a sua cura atacando as folhas. Quando ela ataca as folhas ela tenta exterminar o remédio que nos traz a cura, pois as folhas são remédio. A área que o inimigo mais gosta de atuar em nossa vida são as nossas emoções, corroendo o nosso interior e facilmente chegando ao exterior, pois se ele conseguir destruir de dentro para fora tudo estará perdido. (Pv.15:13)
            O diabo é cheio de estratégias malignas especificas para cada momento do nosso viver a fim de nos desestruturar emocionalmente. O objetivo do inimigo é promover em sua alma doenças a fim de que você fique frágil espiritualmente e assim acabe por se distanciar cada vez mais do Senhor. Mantenha suas emoções blindadas através da certeza do amor que Deus tem por você, pois Ele foi capaz de entregar na cruz seu único filho, Jesus, para morrer no seu lugar. Essa é a maior demonstração de amor. João 3:16.
            Quando a lagarta ataca as sementes ela trabalha para exterminar o DNA da árvore, afinal é nas sementes que se encontra o código genético para a continuidade e multiplicação da espécie. Toda semente promove cresci-mento e multiplicação.   Assim ocorre em nossa vida, o inimigo de nossas almas a cada dia se levanta para destruir nossa comunhão com o Pai, tentando quebrar em nós o DNA celestial, fazendo que aconteça como no Edem, ou seja, uma ruptura de relacionamento com Deus, fazendo com que a desobediência tome conta do nosso coração e não demos a devida importância ao Reino de Deus.
                 Adão e Eva só comeram um fruto, uma simples atitude, porém impregnada de desobediência e isso os afastou da presença do Senhor. Depois dessa desobediência nunca mais Deus visitou Adão e Eva.
                  A semente do Reino de Deus foi plantada em seu coração e lhe trouxe o benefício da presença de Deus, o inimigo quer apenas uma pequena atitude sua para que a presença de Deus não exista mais em você.
            Quantas sementes de honra você plantou? Para cada uma delas Deus já preparou uma colheita, mas o diabo quer comer cada uma delas para impedir o tempo da colheita, para impedir a abundância do Senhor em sua vida.
                Pense um pouco você é uma árvore, quantas sementes uma árvore possui? Cada semente tem o potencial para gerar uma nova árvore, imagine então quantas novas árvores sairão de você? É uma colheita infinita que Deus tem para ti. Não permita que a praga coma suas sementes!!!
Receba a vitória sobre os inimigos da colheita!!!
VOCÊ VAI VENCER A LAGARTA!!!
Estudo baseado no livro “Eu sou uma árvore” da Bpa. Isabel Ramalho. ADQUIRA JÁ O SEU NO BAZAR DA IGREJA!!!
Dica de Sucesso: Líder ao final do estudo desafie seus discípulos a um período de clamor onde cada um irá declarar sua saúde emocional saudável, a semente do Reino de Deus intacta em seu coração e a vitória sobre a lagarta. NADA IMPEDIRÁ A COLHEITA NA SUA VIDA PESSOAL!!! NADA IMPEDIRÁ A COLHEITA NA SUA CÉLULA!!!

2/Agosto
Vencendo os inimigos da Colheita – Vencendo o Gafanhoto
Joel 1:4
O que ficou da lagarta, o gafanhoto o comeu, e o que ficou do gafanhoto, a locusta o comeu, e o que ficou da locusta, o pulgão o comeu..
            A bíblia nos relata quatro tipos de pragas: a lagarta, o gafanhoto, a locusta e o pulgão. Toda praga vem para roubar, matar e destruir (João 10:10) na medida em que despoja, extermina e arruína o que foi produzido pelo homem. Uma praga tem o poder devastador na vida de uma árvore. Eu e você somos árvores e por isso precisamos nos livrar das pragas que tentam penetrar em nossas vidas com o objetivo único de nos exterminar.  Para isso é preciso conhecer cada praga, bem como seu modo de atuação.
2ª PRAGA: Vencendo o Gafanhoto
O gafanhoto é um inseto que se alimenta essencialmente de folhas, e apenas dez gafanhotos podem devastar uma mangueira. O inseto é bastante guloso, pois come o equivalente ao seu peso por dia. Algumas espécies formam enormes enxames que podem devastar grandes plantações.  O gafanhoto pertence à mesma espécie que a locusta, ambos pentencem à ordem orthoptera.
            Além das folhas serem remédio como já tratamos neste estudo, elas também são a proteção para os frutos, são um mecanismo de defesa e também o órgão responsável pela fotossíntese, a respiração da planta. Sem as folhas os frutos ficam expostos ao sol e podem não se desenvolver em todo o seu potencial devido ao calor excessivo. Sem as folhas a fotossíntese não é realizada e a árvore fica sem energia para crescer e se desenvolver. Cada parte de uma árvore forma o conjunto chamado vida e uma parte precisa da outra para cumprir cabalmente sua função a fim de que a árvore exale vida.
            Deus nos criou para sermos seres relacionáveis. Pessoas precisam de Deus, mas pessoas também precisam de pessoas. Quando Moisés estava no deserto com o povo, logo no início da jornada, seu sogro Jetro foi direcionado por Deus dando-lhe o conselho de colocar líderes sobre o povo. Moisés aceitou o conselho do sogro e fez tudo como ele tinha sugerido. Êxodo 18:19-24
            Assim como uma árvore sem folhas fica exposta, nós também sem liderança e pastoreio ficamos expostos, por isso precisamos sempre estar submissos a autoridade daqueles que Deus colocou sobre nossa cabeça, precisamos ser ovelhas pastoreáveis, precisamos caminhar debaixo de cobertura espiritual, honrando e cuidando daqueles que são autoridades em nossa vida. Afinal somos parte de um corpo, o corpo de Cristo.
        Em nossa vida espiritual a praga vem para impedir o crescimento, vem roubar o nosso animo, nossa força, nossa alegria em servir ao Reino de Deus. Nunca se falou tanto em pânico como em nossos dias, pessoas que se trancam em si mesmas por causa de tudo e todos, onde o medo destrói a alma e impede o crescimento em qualquer nível e área.
          A intenção do inimigo é acabar com tudo e quando ele ataca as folhas ele está atacando os seus sistemas de defesa e consequentemente os frutos serão destruídos. Não podemos deixar de orar e ouvir a voz de Deus, pois estas são duas grandes armas de defesa: a oração e a leitura da palavra.
        Quando nossa vida está firmada na Palavra e consolidada na oração o inimigo não encontra brecha para nos atacar e então não somos expostos e os frutos permanecem.
       Não permita que o inimigo exponha você, mas antes exponha ele a vergonha, pois a bíblia te garante que você é mais que vencedor em nome de Jesus.
Receba a vitória sobre os inimigos da colheita!!!
VOCÊ VAI VENCER O GAFANHOTO!!!
Estudo baseado no livro “Eu sou uma árvore” da Bpa. Isabel Ramalho. ADQUIRA JÁ O SEU NO BAZAR DA IGREJA!!!
Dica de Sucesso: Líder ao final do estudo desafie seus discípulos a um período de clamor onde cada um irá interceder sobre a liderança da igreja, orando pelos Bispos, Pastores e Líderes de Célula. NADA IMPEDIRÁ A COLHEITA NA SUA VIDA!!! NADA IMPEDIRÁ A COLHEITA NA SUA CÉLULA!!!

3/Agosto
Vencendo os inimigos da Colheita – Vencendo a Locusta
Joel 1:4
O que ficou da lagarta, o gafanhoto o comeu, e o que ficou do gafanhoto, a locusta o comeu, e o que ficou da locusta, o pulgão o comeu..
            A bíblia nos relata quatro tipos de pragas: a lagarta, o gafanhoto, a locusta e o pulgão. Toda praga vem para roubar, matar e destruir (João 10:10) na medida em que despoja, extermina e arruína o que foi produzido pelo homem. Uma praga tem o poder devastador na vida de uma árvore. Eu e você somos árvores e por isso precisamos nos livrar das pragas que tentam penetrar em nossas vidas com o objetivo único de nos exterminar.  Para isso é preciso conhecer cada praga, bem como seu modo de atuação.
3ª PRAGA: Vencendo a Locusta
            A locusta ou gafanhoto-migratório é um gafanhoto comum em toda a África, Ásia, Austrália e Nova Zelândia, notório por seus hábitos migratórios. Um animal com hábito migratório é aquele que realiza "viagens" de um território para o outro.
Constitui-se em uma das principais pragas da agricultura do continente africano.
Também são conhecidos pelo nome de gafanhoto de arribação.
A locusta é altamente móvel, geralmente, voa com o vento a uma velocidade de cerca de 15 a 20 quilômetros por hora. Enxames de locustas podem viajar de  5 a 130 quilômetros ou mais em apenas um dia.  Uma locusta adulta pode consumir o seu próprio peso cerca de 2 gramas, em alimentos frescos por dia. Para cada milhão de locustas, uma tonelada de alimento é ingerido. A locusta pertence à mesma espécie que o gafanhoto, ambos pentencem à ordem orthoptera.
            A locusta e o gafanhoto possuem um ataque muito parecido, afinal pertencem a mesma espécie, o diferencial está na intensidade do ataque. Pois a locusta vem em bando e de surpresa como uma tempestade trazendo destruição.
        O inimigo quer sempre atacar o sistema de defesa para alcançar os frutos. Destruir nossa proteção e nos deixar expostos são sua principal estratégia e para isso o inimigo de nossas almas vai sempre se infiltrar na família, pois a família é e continua sendo projeto de Deus para crescimento e multiplicação.
      Quantas vezes acontecem situações que nos ferem dentro de nossa própria casa, atitudes de pessoas tão próximas com grandes laços de afetividade, e em geral daqueles que não esperávamos tal comportamento. Muitas vezes somos magoados por aqueles que deveriam tão somente e exclusivamente nos proteger e nos cercar de amor.
           Não é difícil ver famílias passando pelos mesmos problemas a várias gerações. Situações que atacaram a vida dos pais e agora migraram para a vida dos filhos e se nada for feito irão viajar até os netos. A maldição hereditária é a ação da locusta, visitando com destruição a vida de várias gerações dentro da mesma família. Destruindo o fruto familiar do amor e da boa convivência.
           A família precisa ser preservada e esse ciclo de migrações das pragas precisa ter um ponto final, para isso é necessária uma atitude de entrega total ao Reino de Deus, uma mudança radical de vida como um dia Raabe, a prostituta, decidiu para si e assim toda a sua família foi abençoada. "Pela fé a prostituta Raabe, por ter acolhido os espiões, não foi morta com os que haviam sido desobedientes." Hebreus 11:31.
            Decida romper com a maldição, decida interromper a migração da locusta na sua vida e na vida de sua família, decida-se pelo Reino de Deus.
Receba a vitória sobre os inimigos da colheita!!!
VOCÊ VAI VENCER A LOCUSTA!!!
Estudo baseado no livro “Eu sou uma árvore” da Bpa. Isabel Ramalho. ADQUIRA JÁ O SEU NO BAZAR DA IGREJA!!!
Dica de Sucesso: Líder ao final do estudo desafie seus discípulos a um período de clamor onde cada um irá interceder sobre a sua casa, sua família. TODA MALDIÇÃO ESTÁ QUEBRADA EM NOME DE JESUS!!! NADA IMPEDIRÁ A COLHEITA DA SUA FAMÍLIA!!! NADA IMPEDIRÁ A COLHEITA NA SUA VIDA!!!

4/Agosto
Vencendo os inimigos da Colheita – Vencendo o Pulgão
Joel 1:4
O que ficou da lagarta, o gafanhoto o comeu, e o que ficou do gafanhoto, a locusta o comeu, e o que ficou da locusta, o pulgão o comeu..
            A bíblia nos relata quatro tipos de pragas: a lagarta, o gafanhoto, a locusta e o pulgão. Toda praga vem para roubar, matar e destruir (João 10:10) na medida em que despoja, extermina e arruína o que foi produzido pelo homem. Uma praga tem o poder devastador na vida de uma árvore. Eu e você somos árvores e por isso precisamos nos livrar das pragas que tentam penetrar em nossas vidas com o objetivo único de nos exterminar.  Para isso é preciso conhecer cada praga, bem como seu modo de atuação.
4ª PRAGA: Vencendo o Pulgão
            Os pulgões ou piolhos das plantas são insetos diminutos que se alimentam da seiva de plantas   perfurando os vasos condutores. Além dos prejuízos diretos, os pulgões ainda são transmissores de doenças entre as plantas e favorecem o surgimento de fungos. Cerca de 250 espécies constituem sérias pragas para a agricultura, florestas e jardins. A maioria das espécies de pulgões prefere as regiões temperadas, caracterizadas pela variação regular de temperatura ao longo do ano.
O maior predador do pulgão são as joaninhas.
        O pulgão é um inseto aos nossos olhos insignificante dado o seu tamanho. É impressionante como em nossa vida problemas tão pequenos causam tanta preocupação. Como situações tão insignificantes tem o poder de causar uma grande devastação em nosso ser.
       O pulgão se alimenta da seiva das plantas. A seiva é o líquido que circula por toda a planta para alimentar as suas células, para dar vida a planta. Então podemos dizer que o pulgão se alimenta da vida da planta. Assim é em nossa vida o inimigo se alimenta de nossa essência, de nossa vida sugando-a para ele, e assim nos contamina a fim de que percamos o desejo de viver, de crescer e de multiplicar.
       Isso ocorre porque muitas vezes esquecemos que a simplicidade da joaninha é a grande arma contra o pulgão, é justamente onde queremos e usamos agrotóxicos que envenenam que a utilização da joaninha seria muito mais eficaz contra o pulgão. Em algumas situações no decorrer de nossa vida procuramos todo tipo de solução, algumas que como os agrotóxicos mais vão envenenar do que matar a praga e esquecemos algumas atitudes tão simples, como a joaninha, que devem fazer parte da vida do cristão como orar, ler a Palavra de Deus e jejuar tão somente.
        Quem já não passou por uma situação difícil e quando conversou com alguém sobre o problema disse sem nem perceber "Agora só falta orar!", pois bem é aí que erramos deixamos por último a atitude que deveria ser a primeira e por isso o inimigo encontra espaço em nossa vida.
         Muitas vezes parece que nossa vida está numa gangorra, por um tempo tudo vai bem, está tudo em cima, mas parece que com hora marcada tudo desmorona ao nosso redor, mas se o inimigo como o pulgão gosta de regiões temperadas, Deus trabalha em nossa vida por estações e todo inverno tem data para acabar. "...o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria." Salmos 30:5.
         Aprenda a ter uma vida de oração, de leitura da Palavra, uma vida de propósitos, uma vida diante do altar e assim praga alguma chegará a sua vida. Salmos 91:9-10
        Esse é o tempo que o Senhor separou para te curar, mas a decisão é sua. Toda árvore precisa de água para viver e hoje o rio de Deus está aqui e você decide ou não se quer mergulhar nele. Mergulhe profeticamente no rio de Deus e seja limpo, seja curado de toda praga que tem atingido sua vida e impedido o seu crescimento e sua multiplicação.
Receba a vitória sobre os inimigos da colheita!!!
VOCÊ VAI VENCER O PULGÃO!!!
Estudo baseado no livro “Eu sou uma árvore” da Bpa. Isabel Ramalho. ADQUIRA JÁ O SEU NO BAZAR DA IGREJA!!!
Dica de Sucesso: Líder ao final do estudo leia para seus discípulos o texto de Ezequiel 47:1 até 12. Se possível coloque um louvor que fale sobre o Rio de Deus e tenha um período de clamor pela cura de cada discípulo, para que tudo o que esteja impedindo o crescimento e a multiplicação possa ser retirado do meio da célula NADA IMPEDIRÁ A COLHEITA DA SUA FAMÍLIA!!! NADA IMPEDIRÁ A COLHEITA NA SUA VIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário