quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

ESTUDOS DE CÉLULA DO MÊS DE FEVEREIRO


1 / Fevereiro
O Coração de Honra: Um coração esquadrinhado por Deus
(I Crônicas 28:9)
“E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária; porque esquadrinha o SENHOR todos os corações, e entende todas as imaginações dos pensamentos; se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre.” 
O coração é um lugar de decretos. O coração é um lugar onde somente 3 pessoas podem entrar: Deus, você mesmo e quem você permitir entrar (Ap. 3:20). Tudo se estabelece por uma decisão. O coração é a sede das decisões e decisões definem o nosso futuro. A bíblia diz que o Senhor esquadrinha o nosso coração, ou seja, Ele entra em nosso coração, Ele passeia, sonda e observa os caminhos do nosso coração (Sl. 139:23,24).
Quando Salomão orou a Deus e não pediu riquezas o Senhor lhe deu sabedoria e muito mais (I Rs. 3: 9 até13). O Senhor esquadrinhou o coração de Salomão e o abençoou, pois não havia maldade em seu coração, seus interesses não eram pessoais. Quando Deus sonda nossos corações e vê que buscamos em primeiro lugar o Seu Reino Ele nos abençoa e nos leva a conquistas espetaculares.
O Senhor é Deus de princípio, Ele quer o coração da igreja voltado completamente para Ele. Deus não quer o coração da igreja dividido. Se o seu coração está em Deus, seu tesouro é o Senhor e tudo lhe é acrescentado. Quando temos um coração de honra não precisamos correr atrás de honra, pois o Senhor nos envia honra e nos surpreende. O nosso coração está cheio de dois sentimentos: honra ou desonra.
1. Conhecer o Pai da honra: “E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai...”  O coração de um discípulo, de um liderado deve observar quem o lidera e honrar o caráter do líder que está sobre ele. A visão celular é uma visão de direção, de discipulado, de honra. Todas as pessoas que plantam honra colherão êxito, e todas as pessoas que plantam êxito colherão prosperidade. Então a ordem é: Se você honra o seu líder, conheça o Deus do seu líder, assim como Salomão conhecia o Deus de seu pai Davi.
2. Ter intimidade com Deus: “...se o buscares, será achado de ti...”  É possível passar o tempo todo trabalhando para o Senhor sem O conhecer de verdade, sem ter intimidade com Ele. Alguns estão servindo Deus sem ter uma experiência profunda com Ele. Quando você conhece o Deus de seu líder você terá motivos para aprender a servir de coração íntegro. Integridade é um conceito interno, dignidade é um conceito externo. O conceito de integridade é maior do que o conceito de dignidade, pois integridade é o que você é, e dignidade é o que os outros falam de você. Há pessoas que caminham do nosso lado, dizendo boas palavras, mas com o coração cheio de maldade. Essa é a discussão entre dignidade e integridade. Queremos ser conceituados apenas por fora, mas Deus vê e conceitua por dentro, pois quando aprendemos a conceituar por dentro, com integridade, aprendemos sobre quem somos, e Deus diz que em Jesus somos mais que vencedores.
3. Servir com o coração voluntário: ”e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária..”  Precisamos servir a Deus com uma alma voluntária. Quando temos um coração esquadrinhado pelo Senhor nos tornamos voluntários de Deus. Qual o requisito de ser íntegro, de ter um coração voluntário e alma voluntária? É porque Deus visitou nosso coração e nós O conhecemos. Não conhecemos apenas nosso líder, mas conhecemos o Deus do nosso líder e o Deus do nosso líder é o nosso Deus. O que Deus quer é filhos que caminhem com experiências com Ele. A promessa é que os filhos andariam continuamente em novidade de vida. Você precisa ter experiências com o Pai. A Palavra de Deus precisa estar escondida em seu coração para que sua boca pronuncie do que está cheio o seu coração.  
Você só terá o tudo de Deus quando Deus tiver o tudo da sua vida.
DEIXE DEUS ESQUADRINHAR SEU CORAÇÃO!!!
Estudo baseado no livro “O coração de honra” do Ap. Renê Terra Nova. Dica de Sucesso: Líder ao final do estudo, se possível, coloque ao fundo o louvor “Sonda-me, Salmo 139” dos cantores Aline Barros e Robson Nascimento e leve seus discípulos a um momento de análise perguntando: Como está o seu coração? Proporcione um ambiente onde seus discípulos possam entregar o coração para o Senhor em uma aliança de honra, intimidade e voluntariedade.
 
2/ Fevereiro
O Coração de Honra: Um Coração de Sabedoria
(Tiago 3:13 até 18)
“ ... Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. (v.17)
    Quando temos criatividade, demonstramos sabedoria. No entanto a bíblia nos mostra um tipo de criatividade que é puramente humana e um outro tipo de criatividade que é puramente divina.
SABEDORIA HUMANA: Podemos nos mover segundo a sabedoria humana. O humanismo tem uma sabedoria que consegue impressionar. Não é fácil limpar o coração da sabedoria humana, pois ela não está impregnada nas emoções, mas a sabedoria humana se instala na razão, na lógica, é um caminho filosófico propenso a infinitas discussões. As pessoas que tem a sabedoria comum vivem em disputas, pois competem umas com as outras para ver quem sabe mais e quem ganha. Na sabedoria humana falta simplicidade porque todos querem mostrar que têm poder.
SABEDORIA DIVINA: Há uma sabedoria que vem do Alto. É um poder de Deus para discernir a diferença. A sabedoria do Alto mata a sabedoria humana, isso não significa que você irá esquecer todos os conhecimentos adquiridos ao longo de sua vida, ou que irá perder inteligência. Significa que todo o seu conhecimento adquirido será derramado na geografia, no território que o Senhor entregou em suas mãos e que o nome de Deus será exaltado através da sua vida.
    Deus precisa de filhos decididos a impactar a sua geração, que abram mão da sabedoria humana para viver a sabedoria do Alto. Precisamos amar a sabedoria, o saber, o conhecimento.
    O coração de Deus não bate em direções diferentes e precisamos sempre estar no lugar que Deus quer que estejamos, e desse lugar não podemos nos mover, pois o Senhor quer se encontrar conosco no lugar que Ele nos chamou. A ordem é buscar as coisas que são do Alto, que são eternas. As pessoas que entendem o valor da sabedoria do Alto não têm falta de prosperidade ou de qualquer outra coisa, pois Deus suprirá todas as suas necessidades. Devemos rejeitar toda sabedoria terrena (v.14 e 15), devemos rejeitar todo conhecimento que traz facção, perversidade, inveja, pois somos do céu, somos cidadãos do reino de Deus, sendo assim devemos procurar toda sabedoria do Alto.
    A bíblia mostra que nosso coração tem quatro maneiras de raciocinar:
1. Coração manso: Quem tem uma coração manso em qualquer território que entra muda o lugar e as pessoas por causa da expressão de Deus através de suas atitudes.
2. Coração que sabe proceder por onde anda: É usar a inteligência para honrar o nome de Jesus. O coração que sabe proceder por onde anda é aquele que não engana, mas caminha sem se desviar do foco. Não adianta ser aprovado pelos outros e ser reprovado por você mesmo. Os outros ao nos olharem devem ver a vida de Deus. Somente nós mesmos somos o maior testemunho se somos ou não de Deus e se temos ou não um coração que sabe como proceder.
3. Criar caminhos facilitadores para Deus: Você facilita caminhos para si mesmo ou para Deus? Quando você facilita caminhos para Deus tudo o que você tem recebe honra de Deus. Assim como um coração humanista é possesso de inveja, o coração do homem de Deus batizado em sabedoria e inteligência tem que mostrar sabedoria na mansidão e mostrar sabedoria na maneira como procede.
4. Saber fazer boas obras: Toda pessoa que tem um coração sábio ama o social, porque aprendeu sobre a doutrina de Jesus, aprendeu a se importar com a comunidade e as pessoas ao seu redor. Igreja que não tem projeto social está fora da rota do Messias. Projeto social não é apenas dar comida, mas é investir na comunidade onde estamos plantados. Você sabia que nossa igreja possui um projeto social através da rede de mulheres chamado Projeto Mulher Talentosa? O que você tem feito por esse projeto? Se você é mulher, você participa ou divulga? E se você é homem, você ora colocando a sua cobertura de sacerdote sobre as mulheres envolvidas? Como está o seu coração social? O que você sente pela sua comunidade, pelo território que o Senhor te deu por herança?
RECEBA SABEDORIA DE DEUS EM SEU CORAÇÃO!!!
Estudo baseado no livro “O coração de honra” do Ap. Renê Terra Nova. Dica de Sucesso: Líder ao final do estudo ministre sobre seus discípulos um coração sábio que busca a Deus em primeiro lugar. Profetize novas atitudes, mansidão e boas obras, profetize amor pelo território que o Senhor nos tem dado ao coração de seus discípulos.
 
3 / Fevereiro
O Coração de Honra: Conhecendo o coração de honra
 (Ezequiel 33:31 e 32)
“ ... E eles vêm a ti, como o povo costumava vir, e se assentam diante de ti, como meu povo, e ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra; pois lisonjeiam com a sua boca, mas o seu coração segue a sua avareza...” (v.31)
    O coração de honra é um coração que se revela. A honra tem o poder de despir aquele que desonra. Quando uma palavra é revelada ela traz um manto profético no reino espiritual e este manto cobre aqueles que são, mas ao mesmo tempo tem o poder de deixar de fora aqueles que não são. Então nesses dias o coração de honra será vestido e o coração de desonra será revelado, será desnudo. 
O coração de honra é um coração saudável, benévolo, manso, bom, puro. Não podemos ser indivíduos que possuem dois corações. Há pessoas que a sua fala é como de um tangedor de rebanhos, mas seu coração é corrompido e só deseja o próprio lucro. Pessoas que estão ao nosso lado com o coração ruim e dividido, mas a bíblia diz que uma cisterna não dá dois tipos de água. Ou a água é doce ou é amarga. Só Deus pode entrar em uma fonte de água amarga para que ela se torne doce. Jesus é a Água da Vida. Quando Ele entra em você tudo o que estava amargo em seu coração tem que ficar doce e assim continuará se você mantiver o seu coração nas mãos de Deus. Não podemos ter somente uma honra falada, mas a verdadeira honra vem através dos frutos. É muito fácil honrar com palavras, mas a chamada de Deus para esse tempo é que possamos exercitar a honra através de nossas atitudes.
1. O coração de honra tem poder para demolir fortalezas: Quando temos palavras de honra respaldadas por nossas atitudes demolimos qualquer fortaleza que entre em nosso território. Deus está nos dando palavras de honra, atitudes de honra para que estejamos preparados diante de qualquer pessoa ou situação. (Veja a história de Abigail em I Sm. 25)
2. O coração de honra muda o coração de autoridades: Tudo o que está no nosso contexto pode ser mudado. Não há coração duro, de espada afiada, que a Palavra, que o Senhor não possa mudar. Deus muda o coração de quem Ele quer. Nesses dias o Senhor está nos dando a promessa de que um coração de honra e sabedoria muda qualquer coração que esteja em nossa redondeza. É chegado o tempo de vermos os milagres de Deus, as mudanças de coração. Creia, se você for tomado de sabedoria e honra todos os corações que estiverem na sua direção serão mudados.
3. O coração de sabedoria e honra tem poder para mudar geografias: Sabe porque as pessoas não se convertem? Porque elas são fruto da nossa boca, da palavra profética que liberamos sobre suas vidas, principalmente em momentos de ira e dificuldade. Não existe território difícil, o difícil é achar um crente, discípulo ou discipulador, comprometido. Não há homem de coração duro que não se renda ao poder do Evangelho. E Deus faz além, pois Ele não apenas destrói coração endurecido, mas Ele constrói coração novo (Veja a história de Saulo em At. 9). Deus fará da igreja Dele uma igreja de sensatez e formosura para mudar a realidade dos corações que estão no seu território. O Senhor está estabelecendo a geração que tem o coração de honra. Peça a Deus um coração de honra para que sua fala seja respaldada por suas ações e atitudes, decisões e comportamentos.
RECEBA UM CORAÇÃO DE HONRA EM PALAVRAS E ATITUDES!!!
Estudo baseado no livro “O coração de honra” do Ap. Renê Terra Nova. Dica de Sucesso: Líder ao final do estudo ministre sobre seus discípulos um coração de honra, um coração que demoli fortalezas, que tem o poder para mudar o coração de autoridades e um coração que muda o território que o Senhor nos deu por herança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário