segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Ore pelo EGITO!!!

EGITO
Visão Geral
Região: Nordeste da África
Líder: Governo provisório chefiado por Muhammad Tantawi
População: 84,4 milhões de habitantes
Governo: República
Religiões: 
Islamismo 90%
Cristãos 10%

O cristianismo chegou ao Egito logo no 1º século d.C. Segundo a tradição, foi o apóstolo Marcos que fundou a Igreja de Alexandria. Alexandria era na época uma das principais cidades do Império Romano e contava com um número considerável de judeus que residiam ali. O islamismo só chegou ao país séculos depois, mas conversões em massa fizeram dele a religião principal.
Hoje o cristianismo abrange em torno de 11% da população egípcia, sendo considerada a maior população cristã nos países árabes. Sua participação percentual está crescendo lentamente, em função dos nascimentos em lares cristãos. A cada ano, o contingente cristão sofre baixas devido à emigração e à conversão ao islamismo. A Igreja evangélica começou há 150 anos e é ativa na implantação de igrejas e na área da educação e da saúde.
Embora os cristãos tenham liberdade religiosa, estão sujeitos a discriminação por parte da sociedade e de representantes do governo. Certo líder cristão afirmou: "A situação que vejo a meu redor frequentemente me entristece. Em minha cidade, que costumava ser inteiramente cristã, o quadro piora diariamente.
A maioria da população tornou-se muçulmana e muitos cristãos saíram do país ou foram para cidades maiores. Aqueles que permaneceram vivem geralmente em estado de extrema pobreza. Existem muitas pessoas que se autodenominam cristãs, mas dificilmente sabem alguma coisa sobre Cristo. A maioria não possui Bíblia e tampouco treinamento. É muito fácil os cristãos serem influenciados pelas doutrinas islâmicas e renunciarem à fé cristã, às vezes estimulados por ganhos materiais.
(Conteúdo extraído do site www.portasabertas.org.br)

2 comentários:

  1. NÃO POSSO IR;MAS POSSO ORAR PELO EGITO.E NESTE DIA PEÇO À DEUS:SALVE O EGITO.

    ResponderExcluir
  2. Quero um dia pisar no Egito, enquanto isso não acontece oro por ele

    ResponderExcluir